O corpo dá múltiplos sinais de desidratação. Além da sede, a desidratação moderada (causada por um tempo prolongado sem beber água ou pouca ingestão de líquidos) pode causar secura na boca, fadiga, dor de cabeça, urina escura (ou poucas idas à casa de banho), pele seca, obstipação, cãibras, mau hálito e vontade de comer doces.
Sim. Todas estas situações espelham a desidratação, que, em casos mais graves, pode dar origem à respiração acelerada, a um batimento cardíaco mais intenso, inconsciência, falta de urina, pele escamada, olheiras, pressão sanguínea baixa e falta de suor (quando deveria ocorrer).
Mas há uma forma muito prática (e eficaz) de saber se está ou não desidratado. Conta o site Fix que existe um pequeno teste que permite ver o quão desidratada uma pessoa está.
Basta puxar um pouco de pele das costas da mão, cerca de um centímetro. Depois deste pequeno belisco, vê-se quanto tempo demora a pele a ir ao sítio, e é aqui que se percebe se a pessoa está ou não desidratada.
Se a pele for instantaneamente ao lugar, é sinal de que o organismo está bem hidratado, caso a pele demore algum tempo a estabilizar, então, está-se perante um sinal de desidratação.
Clique aqui e fique a conhecer as principais causas da desidratação-