Vegetarianos e vegans a comer carne sem comer animais? Parece pouco ou nada coerente, mas vai ser possível muito em breve. A carne ‘in vitro’ é já uma realidade e a ciência dá passos largos para conseguir mudar os hábitos alimentares dos dias de hoje.
A start-up nova-iorquina Modern Meadow é uma das pioneiras na criação de carne não animal, isto é, “fabricar carne sem morte” ou simplesmente “cultivar carne”. Segundo o El País, esta empresa está a criar carne em laboratório, a partir de tecidos de animais.
Esta ideia da Modern Meadow vai ao encontro de uma das mais notórias invenções da Universidade de Maastricht, que, em 2013, criou aquele que foi o primeiro hambúrguer in vitro, porém, o custo final está muitíssimo aquém das capacidades mundiais. 240 mil euros foi o custo final deste hambúrguer.
E pode ser o preço o maior entrave à chegada da carne cultivada à mesa das famílias. Diz a publicação espanhola que, embora o custo esteja a diminuir, o quilo deste tipo de ‘carne não animal’ custa cerca de 57 euros.
Mas existem já várias opções ‘alternativas’ ao consumo de animal, como o queijo vegan e os hambúrgueres vegetarianos, facilmente encontráveis nos supermercados nacionais.