Combater o sedentarismo é uma das prioridades da actualidade, especialmente quando é elevado o número de pessoas que passa grande parte do dia sentada, seja a trabalhar, em momentos de lazer ou pura preguiça.
O sedentarismo tem consequências nocivas para a saúde, mas existe uma forma muito eficaz de o combater: mexer o corpo. Mas, quanto tempo de exercício é preciso para fazer frente ao tempo passado em modo sedentário?
Segundo um estudo da Universidade de Leicester, a atividade física de forma moderada é o suficiente para melhorar a saúde, mas os benefícios apenas surgem com, pelo menos, 150 minutos de atividade moderada ao longo da semana, diz o The Mirror, embora o resultado dependa, também, do tipo de alimentação.
Publicada na BCM Public Health, a investigação defende que a atividade física é importante na hora de combater o sedentarismo não apenas por questões de gordura acumulada, como também para atenuar as consequências da falta de movimento e da má postura, comuns quando se está demasiado tempo sentado.