Porque temos desejos repentinos por comida?

Doce ou salgado, quente ou frio, não importa. Os desejos repentinos são frequentes e a ciência sabe porquê.

NotíciaVídeo

© iStock

Daniela Costa Teixeira
01/05/2016 18:59 ‧ 01/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Ciência

Quantas vezes já sentiu uma vontade repentina por um doce ou por um salgado? Muitas, possivelmente. Os desejos não são apenas uma coisa de grávida e são mais frequentes e intensos do que muitas pessoas pensam.

Como mostra o vídeo acima, do canal do YouTube SciShow, a fome fisiológica é nada mais do que uma chamada de atenção dada pelo cérebro e que revela que o corpo está a precisar de calorias. É a dita fome da sobrevivência, aquela que nos faz comer diariamente para nos mantermos vivos.

Mas existe também a fome específica, uma das mais comuns nos desejos. Trata-se de um sinal de que o corpo precisa de um nutriente em específico, daí os desejos por doces (necessidade de açúcar) ou de salgados (necessidade de sal). Contudo, o desejo por determinados alimentos (como acontece frequentemente com o chocolate) deve-se a uma fome psicológica, que não só está relacionada com a necessidade orgânica de determinado nutriente, como também com as emoções.

Lembrar a sensação de prazer e bem-estar associada à satisfação dos desejos está também relacionada com as emoções e é a causadora daquilo a que se chama a fome emocional e que está ligada directamente à obesidade, por exemplo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas