Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revela que os comentários que dos pais em relação ao peso das filhas tem repercussões na imagem corporal que estas têm mais tarde, em idade adulta.
O estudo contou com a participação de 501 mulheres entre os 20 os 35 anos, que responderam a diversas questões sobre imagem corporal e sobre os comentários que os pais faziam em relação ao peso delas durante a infância e a adolescência.
As participantes que não se lembravam das críticas dos pais foram as mais propensas a ter um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável e mais satisfação com a sua imagem.
Já as que guardaram os comentários na memória foram justamente as apresentaram excesso de peso e mais problemas com a perceção do próprio corpo. Os resultados foram publicados na revista Eating & Weight Disorders.
Brian Wansink, autor principal do estudo, destaca que comentar o excesso de peso das filhas nunca é boa ideia, mesmo quando elas são pequenas.
E sugere que em vez de fazer críticas, é melhor oferecer e incentivar escolhas saudáveis, tornando os pratos nutritivos mais atraentes.