Comer menos carne para reduzir o risco de diabetes tipo 2 é a recomendação da Harvard School of Public Health, em Boston. De acordo com os investigadores deste estabelecimento, um menor consumo de carne face a uma dieta rica em frutas e vegetais é a forma mais eficaz de reduzir de forma significativa o risco de diabetes.
De acordo com a investigação, esta doença do estilo de vida pode ser evitada quando é seguida uma dieta variada, equilibrada e priorize legumes, frutas, grãos e cereais integrais, alimentos que são ricos em fibra e que ajudam a manter o organismo forte e eficaz.
O estudo, publicado na PloS Medicine e citado pela Health, analisou 200 mil norte-americanos, convidados, num espaço de 20 anos, a responder a uma série de inquéritos acerca da saúde, alimentação e estilo de vida.
Os números do estudo:
- As pessoas que consumiam menos carne, mas que continuam a comer alimentos menos saudáveis conseguiram reduzir o risco da doença em 16%;
- O risco de diabetes tipo 2 era 20% menor nas pessoas que seguiam uma dieta com base vegetal;
- Mas o risco desta doença crónica era 34% menor nas que destacavam os alimentos de origem vegetal, consumindo menos carne.