Há boas razões para cantar, mesmo que tenha vergonha de tirar as suas cantorias do chuveiro.
A revista Prevention indica seis benefícios que cantar traz para a saúde, segundo a ciência:
Alivia o stress e melhora a qualidade de vida. Os estudos sugerem que o cantores de coro sentem mudanças positivas de humor, sentindo-se mais felizes, menos ansiosos, menos deprimidos e no geral mais positivos em relação à vida.
Ajuda a criar laços. Também pelo bem estar que descrevemos acima que cantar provoca, as pessoas sentem-se mais predispostas a relacionar-se. Um estudo concluiu até que em um mês os membros de um grupo musical acabado de criar se sentiam muito mais próximos entre si do que outros grupos não musicais.
Melhora a imunidade de doentes oncológicos. Estudo sugere que bem-estar provocado pela cantoria pode até contribuir para um fortalecimento do sistema imunitário das pessoa com cancro.
Faz bem ao coração. Como respira de forma mais longa e lenta, quando canta o seu coração desacelera, contribuindo para uma melhor saúde cardiovascular.
Ajuda a ressonar menos. Um estudo que comparou pessoas que cantavam em coros e outros que não tinham essa atividade concluiu que as pessoas que cantavam ressonavam menos e de forma menos severa do que quem não canta.
Pode ajudar em caso de asma. Os cientistas estão a investigar se essa respiração mais lenta, mais propositada poderia ajudar as pessoas com problemas respiratórios, mas acredita-se que este ato melhora a função pulmonar.