O fogo de artifício é um dos marcos de todas as festas populares, podendo mesmo fazer-se ouvir e ver mais do que uma vez ao longo de uma semana, o que para os cães pode ser realmente penosos e stressante.
A má relação entre os amigos de quatro patas e o fogo de artifício é já conhecida, mas são muitos os donos que ainda não sabem como controlar a situação e como manter os animais calmos durante o barulho. No âmbito dos festejos do Dia da Independência nos Estados Unidos – que se celebra esta segunda-feira – o site PopSugar falou com dois especialistas e revela tudo o que os donos devem fazer para os cães se manterem calmos em momentos de confusão e muito barulho.
Cansar o animal – Quando já se sabe que a noite será marcada por festejos com fogo de artifício, nada como passar o dia a brincar com o animal de forma a cansá-lo o suficiente para que tenha um sono pesado.
Ter o cão dentro de casa – Com as janelas e as portas devidamente fechadas e com todo o conforto à disposição, o cão deve manter-se dentro do lar e ter a liberdade de escolher o local onde se sente mais seguro.
Distrair – Optar por entreter o cão e distraí-lo durante o barulho é também um truque eficaz.
O dono tem que ficar calmo – Uma vez que os cães são um espelho dos sentimentos dos donos, a calma deve reinar em casa.
Durante as tempestades e as trovoadas, são estas as dicas a ter em conta.