A aromaterapia é uma prática milenar que usa os cheiros para proporcionar benefícios ao corpo humano. Este ramo da fitoterapia tem por base o efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar nas pessoas, proporcionando um efeito profundo no ser humano.
Além das memórias que podem trazer, especialmente dos momentos que passávamos em casa dos nosso avós, os aromas dos óleos naturais podem ainda proporcionar uma sensação bem-estar, sobretudo quando usados de forma rotineira.
Na Alemanha, por exemplo, o óleo essencial de lavanda foi aprovado como medicamento para tratar ansiedade por ter efeito superior a alguns medicamentos receitados para o tratamento deste problema. Mas este não é o único óleo benéfico. Conheça outos.
Óleo de eucalipto: Limpa as vias respiratórias
Óleo de cravo: Expetorante natural, tem ação antifúngica e combate problemas como frieiras e micoses. Bocejar com este óleo pode neutralizar o mau hálito e aliviar dores de garganta.
Óleo de lavanda: Calmante e quando usado em combinação com óleo de hortelã-pimenta pode também aliviar a dor muscular.
Óleo de hortelã-pimenta: Ajuda a tratar de dores de estômago, de dificuldade em respirar e da dor de cabeça e febre.
Óleo de camomila: Ajuda a relaxar por ter propriedades calmantes, elimina a tensão, raiva e medo, e traz sensação de bem-estar e conforto.
Óleo de jasmim: Atua como antidepressivo, analgésico de forma suave, anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante. Pode ser usado no tratamento de dores de cabeça, insónia e do estado nervoso associado à menstruação.
Óleo de alecrim: Estimulante, ajuda a melhorar a memória e a concentração e ainda ajuda no tratamento de de enxaquecas, tensão baixa e retenção de líquidos.
Óleo de laranja: Estimulante, tem propriedades antidepressivas e ajuda a melhorar distúrbios digestivos.