É de ‘ouro’ e há séculos que a medicina faz milagres com ele. Falamos do leite dourado, uma combinação de leite de coco, com pimenta preta e açafrão das Índias (curcuma).
Esta mistura dá origem a uma espécie de poção mágica benéfica para a saúde intestinal e não só. De acordo com um estudo de 2013, a curcuma tem um potente poder anti-inflamatório, especialmente quando o seu consumo é combinado com pimenta preta, que aumenta a sua biodisponibilidade.
Mas esta especiaria é ainda capaz de prevenir o aparecimento de alguns tipo de cancro e doenças cognitivas, como o Alzheimer. Além disso, reduz eficazmente o inchaço e os problemas digestivos.
O leite de coco, por seu turno, é também eficaz no processo digestivo, criando uma barreira protetora com gorduras saudáveis, algo que pode ser intensificado com a junção de óleo de coco ao leite dourado. Este óleo natural tem propriedades anti-microbianas, o que faz com que o processo digestivo ocorra mais naturalmente.
O leite dourado é uma escolha de quem pretende reforçar o sistema imunitário, mas também de quem quer acelerar o metabolismo e, com isso, perder uns quilos extra, como indica o site PureWow e como já lhe tínhamos explicado aqui.