Vê outra mulher a falar com o seu parceiro e simplesmente não consegue ficar a ferver de ciúmes? Mas depois há alturas em que não sente ciúme algum.
De acordo com um estudo publicado na revista Biology Letters o seu comportamento ciumento pode ter muito mais que ver com as suas hormonas do que com as suas inseguranças.
Como conta a edição norte-americana da revista Women’s Health, para este estudo os investigadores mostraram a 220 mulheres duas fotografias de uma mulher. Uma das fotografias havia sido tirada quando a mulher estava a ovular e a outra quando esta não estava a ovular.
Os investigadores descobriram que as participantes que estavam no pico dos seus níveis de estrogénio (que acontece todos os meses logo antes de começar a ovular) tendiam a achar que a mulher da fotografia que estava a ovular parecia uma ‘ladra de namorados’ e era percebida como uma ameaça.
O culpado destes julgamentos? Todo o estrogénio que nos corre nas veias durante esta fase do ciclo menstrual logo antes da ovulação.
Os investigadores explicam que a relação entre as hormonas e a nossa resposta primitiva a considerar quem vimos como uma ameaça deve-se à competição. A parte primitiva de nós simplesmente não gosta da ideia de ver outra mulher por perto quando estamos biologicamente preparadas para reproduzir.