A Semana Mundial da Amamentação é celebrada anualmente de 1 a 7 de agosto em mais de 170 países. O objetivo é estimular o ato e melhorar a saúde das crianças.
Segundo um estudo publicado recentemente pela revista inglesa The Lancet, o ato de amamentar implica diversos benefícios não só para o bebé, mas também para as mamãs. Além do vínculo se tornar mais forte entre mãe e filho, a perda do peso adquirido na gestação é mais rápida, assim como auxilia também na volta do útero ao estado normal mais rapidamente.
Porém, muitas vezes, principalmente na primeira gravidez, é comum aparecerem algumas dúvidas. A obstetra e ginecologista de São Paulo, Maria Elisa Noriler, esclarece e orienta sobre como aproveitar este momento da melhor maneira, indicado para durar de 12 a 24 meses.
Evite rachaduras e estrias:
- Prepare o mamilo durante toda a gravidez com esfoliação durante o banho com bucha vegetal. Após a amamentação não se esqueça de usar pomadas à base de lanolina;
- A concha de silicone também é indicada para usar quando apresentar vermelhidão e ardor nos mamilos nos primeiros dias de amamentação, pois evita o atrito com o sutiã ou os protetores de mamilos e diminui a incidência de fissuras mamilares;
- Tenha uma alimentação rica em proteínas;
- Use um bom creme anti-estrias na barriga, seios e quadris e não aumente excessivamente de peso (não é recomendável engordar mais do que 12kg).
Os seios ficarão murchos?
O ato de amamentar não é o responsável pela diminuição de volume dos seios. Eles diminuirão de tamanho mesmo que não amamente, pois é o ciclo fisiológico.
Próteses de silicone atrapalham?
Não. As próteses são colocadas atrás das glândulas mamárias e a maioria das incisões são feitas por baixo dos seios ou pelas axilas. Só se torna prejudicial quando a incisão é feita pela aréola podendo "obstruir" alguns canais.
Bicos de silicone:
São aconselháveis para quando a mulher tem mamilo invertido ou plano.
Curiosidades sobre o corpo da mulher durante a amamentação:
- Amamentar consome em média 800 calorias por dia;
- Ajuda o útero a regressar ao tamanho normal;
- Reduz o risco da mulher desenvolver doenças cardíacas e diabetes após a gravidez;
- Proporciona uma sensação de bem-estar.
-Diminui o risco de cancro da mama.