É comum associar as olheiras às noites mal dormidas. Embora a falta de descanso seja uma das causas para os papos ou a pigmentação mais escura em torno dos olhos, existem outros fatores a ter em conta na hora de avaliar o que pode provocar olheiras.
Além das causas não naturais, as alergias, os cosméticos, a má alimentação e a genética são fatores naturais a ter em conta, tal como o envelhecimento. “Com o passar dos anos, perdemos gordura subcutânea, o que intensifica o tom azulado debaixo da superfície da pele”, explica o dermatologista Dendy Engelman.
À revista Prevention, o especialista diz que existem ingredientes que permitem atenuar a sua intensidade a médio e longo prazo. Vitamina C, retinol ou ácido glicólico são alguns dos ingredientes importantes, mas presença de antioxidantes e cafeína na composição do creme é também um requisito, uma vez que estimulam a regeneração das células.
E como os cremes são um aspeto fundamental para o tratamento das olheiras, há que ter outros ingredientes em conta além dos acima mencionados. Como já lhe tínhamos contado aqui, a presença de vitamina K é fundamental para atenuar as olheiras, especialmente se em causa estiver uma pele fina.
Chá verde, vitamina A e vitamina E são outros ingredientes que devem constar no rótulo do creme ou nos alimentos usados para criar máscaras em casa.
E para perceber melhor o que são, na verdade, as olheiras, leia ou releia este nosso artigo. Já agora, sabia que um batom vermelho pode ser o segredo para disfarçar as olheiras num abrir e fechar de olhos?