Nos dias mais frios, quando o stress aperta, a ansiedade aumenta ou a insónia não permite descansar, nada como um copo de leite morno. A ingestão desta bebida antes de ir para a cama é constantemente incentivada pelos pais e pelos avós com a promessa de uma noite bem dormida. Mas será verdade?
Nem por isso. Quem o diz é o site Spector Health, que analisou o real impacto desta bebida antes de dormir e concluiu que tudo não passa de um efeito psicológico que nos foi incutido enquanto crianças. Contudo, a eficácia nem sempre acontece.
Segundo o médico Ian Smith, o poder do leite na hora de ajudar a dormir deve-se ao efeito reconfortante que a ideia traz, talvez por levar a memórias de outros tempos, contudo, existem outros alimentos que de facto são eficazes devido às suas propriedades, mais concretamente, devido à presença de triptófano, um aminoácido encontrado nas nozes e nas lentilhas e que ajuda a ter sono.
Diz o médico que “o leite quente não tem uma propriedade hipnótica mágica, mas pode ser um componente útil num pacote global para melhorar o sono”, pacote esse que inclui o banho quente antes de dormir, uma refeição ligeira ao jantar a ingestão de alimentos específicos. E já agora, convém evitar estes.
Aqui tem o guia que o vai ensinar a dormir melhor.