Fazer algo que não é do agrado pode ser um martírio e uma verdadeira dor de cabeça para algumas pessoas, especialmente para aquelas que estão constantemente perante situações de obrigação. Mas já a sabedoria popular diz e com razão que ‘o que tem que ser tem muita força’, por isso, há que saber arrumar logo com a questão de uma vez.
Conta a New York Magazine, na sua página Sciece of Us, que o melhor momento para fazer algo que se odeia – mas que tem mesmo que ser feito – é quando a pessoa está feliz.
Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade de Yale (Estados Unidos), publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, que indica que o bom humor - associado a um estado de felicidade - é capaz de tornar a pior e mais odiada tarefa de todas num momento menos penoso ou até mesmo agradável.
Depois de ter analisado cerca de 28 mil voluntários, a equipa liderada por Marcia K. Johnson concluiu que quanto mais feliz a pessoa estiver, mais provavelmente irá realizar as tarefas enfadonhas que tem arrastado nos últimos dias ou semanas. E possivelmente irá fazê-lo sem reclamar.
Para os investigadores, a ligação entre o bom humor e a realização de tarefas que não são do agrado deve-se à motivação e ao empenho frequentemente associados à felicidade. Na prática, lê-se na publicação feita online, as emoções são capazes de moldar os comportamentos e no caso da felicidade as pessoas tornam-se mais dispostas e ativas.