Chegar a casa e ter o cão a abanar o rabo de felicidade por nos ver não tem preço. Estar em casa e ter um gato a aquecer o nosso colo também não. E um periquito ou canário a cantar quando o sol bate na gaiola?
Ter um animal de estimação e sinónimo de felicidade, calma, diversão e riqueza. Mas é também sinónimo de paz e de menos stress. Como diz a revista Health, a presença de um animal de estimação ajuda a baixar os níveis de cortisol (a hormona do stress), especialmente após um momento de alta tensão. Sim, se teve o pior dia de sempre, quando chegar a casa tudo será esquecido.
E já que os níveis de stress caem, a pressão arterial também beneficia com a presença de um amigo de quatro (ou duas) patas. Diz a revista que os animais ajudam a relaxar e a aliviar os sintomas de stress independentemente do momento. Além disso, ajudam a ‘tirar peso das costas’ e a esquecer aquele problema que andou a atormentar a pessoa durante todo o dia.
Ver as brincadeiras disparatadas do gato ou fazer dez minutos de caminha com o cão é o suficiente para a boa disposição surgir e pode mesmo ser uma forma de terapia. Estar junto do ‘compincha’, seja a passear, a brincar ou simplesmente a ver televisão com ele por perto, ajuda a manter a calma e a concentrar as atenções naquilo que realmente importa.