Parece que o frio e a chuva já chegou ao outono e com eles chegam também as gripes e constipações. E, claro, para não variar, muito se vai começar a falar sobre os remédios caseiros para as tratar.
Mas quantas destas mezinhas funcionam mesmo? E quais devem ser evitadas? A Dra. Natalie Azar revelou no programa de televisão Today quais as diferenças entre a constipação e a gripe e quais são os remédios caseiros que funcionam e os que não passam de mitos.
A especialista explica que tanto a constipação como a gripe são provocadas por vírus e não precisam de antibióticos para ser curadas.
Os sintomas, como corrimento nasal, tosse e congestão, geralmente duram entre sete e dez. Se está a desenvolver febre, possivelmente terá gripe. A medicação antiviral pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas da gripe, se a apanhou nas últimas 48 horas, sublinha.
As verdades e mentiras sobre os remédios caseiros para constipações e gripes:
Comer alho cru ajuda a fortalecer o sistema imunitário: Verdade. A Dra. Natalie Azar conta que o alho pode ajudar em caso de uma constipação ou gripe comum.
Beber café pode ajudá-lo a aguentar o dia quando está doente: Mentira. A cafeína desidrata, além disso vai impedi-lo de ter o descanso de que precisa para recuperar a força.
Colocar cebola no quarto pode ajudá-lo com a constipação: Nunca foi provado. Este mezinha nunca foi comprovada como eficaz pela ciência, no entanto a medicina holística defende-a.
Faz bem comer canja quando está doente: Verdade. A especialista explica que o vapor da sopa pode ajudar com a congestão nasal, e o sal é a chave para uma garganta inflamada. Além disso, é reconfortante.
O mel ajuda a tratar as gripes e constipações: Verdade. O mel funciona como um supressor da tosse, por isso os profissionais de medicina recomendam uma colher e meia de chá de mel para ajudar a tratar uma constipação e a tosse.