Diz-me aquilo que fazes ao fim de semana e dir-te-ei como vais dormir ao longo da semana. Sim, os hábitos de fim de semana são os maiores culpados pela incapacidade em adormecer no domingo à noite e pelo cansaço extremo logo na segunda-feira. Mas não só.
Embora o sábado e o domingo sejam os dias de semana destinados à diversão e ao relaxamento, é preciso ter em conta que duas noites mal dormidas podem, de facto, interferir com a qualidade de sono ao longo da semana.
E tudo começa à sexta-feira à noite com uma ida à discoteca até altas horas e sempre muito regada por bebidas alcoólicas. O consumo de álcool em grandes quantidades consegue afetar a qualidade do sono a curto e médio prazo, sendo, por isso, um dos principais responsáveis pela incapacidade de adormecer a tempo e horas durante o período de trabalho.
Acordar a tarde e más horas ao sábado e ao domingo é também um hábito bastante penoso para a qualidade do sono durante a semana, uma vez que o relógio interno fica completamente confuso e desregulado, especialmente se a estas horas de sono prolongadas for adicionada a ausência de luz solar. Sabia que dormir muito é tão ou mais prejudicial do que dormir mal?
Aproveitar o fim de semana para ‘matar as saudades’ do sofá é uma constante, mas o sedentarismo nestes dois dias consegue também interferir negativamente com a capacidade de adormecer e de manter um sono de qualidade ao longo da semana, lê-se no The Independent, que coloca ainda na lista dos hábitos nocivos a tendência para se passar horas a fio em frente à televisão e/ou computador. É comum recorrer à sexta, ao sábado e ao domingo à noite para ver alguns episódios de séries, mas a verdade é que quanto mais tempo se passar a olhar para um monitor/ecrã mais difícil será adormecer e regular a rotina de sono.