Muitas pessoas têm um certo fascínio pelos olhos verdes ou azuis mas, segundo a ciência, na realidade os olhos de todas as pessoas são castanhos.
Desiludido? Confuso? Uma combinação de biologia e física pode ajudar a explicar porque é que todos os seres humanos têm olhos castanhos, mesmo nos que aparentam ter olhos de cor azul ou verde.
Tem tudo a ver com a presença do pigmento melanina, presente na pele e no cabelo, tal como na íris dos olhos – a parte colorida que circunda a pupila.
“Toda a gente tem melanina na íris dos olhos, e a quantidade que têm determina a cor dos seus olhos”, contou o optometrista Dr. Gary Heiting à CNN que sublinha “na verdade só há um tipo de pigmento”, o da melanina – que é castanho.
A melanina tem naturalmente a cor castanho escuro mas tem a capacidade de absorver diferentes quantidades de luz, dependendo da quantidade que se tenha. Quanto mais melanina se tem na íris, mais luz se absorve, o que significa que menos luz será refletida, fazendo com que a íris tenha a cor castanha.
Mas quando alguém tem olhos azuis, significa que tem menos melanina na íris, resultando em menos luz absorvida e mais luz refletida.
Os olhos verdes ou cor de mel um bocadinho no meio, com diferentes quantidades de melanina que resultam em diferentes níveis de absorção de luz e por isso podem até refletir cores diferentes dependendo da luz.