Erros a evitar se quer fazer e comer a melhor pizza de sempre

Sim, é possível fazer uma pizza perfeita em casa, mas há erros comuns que deve evitar.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
05/01/2017 12:00 ‧ 05/01/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Dicas

Para mesmo muitas pessoas a pizza é a melhor comida do mundo. Mas algumas das coisas de que mais gosta, como a crosta, a massa saborosa e os toppings deliciosos, podem ser difíceis de conseguir reproduzir com rigor em casa.

A revista Bon Appétit, da Condé Nast, destaca que é possível fazer uma pizza perfeita em casa mas que para isso é preciso evitar estes erros comuns:

1. Esquecer-se do sal. Sem sal a massa da pizza fica sem sabor. Claro que deve ter em consideração o quão salgados serão os seus ‘toppings’, mas deve sempre temperar a massa, caso contrário só saberá a farinha. E, claro, a massa deve ser feita de raiz.

2. Estar ‘mortinho’ por usar o rolo de esticar a massa. Lembre-se dos filmes, a massa da pizza não se estica com o rolo, mas com as mãos. Claro que não tem de ser um mestre e fazer a massa voar sobre a sua cabeça, mas tente trabalhar e esticar a massa com as mãos. E não se preocupe, não tem de ser um círculo perfeito. Se estiver a ser muito difícil de esticar, ou já foi trabalhada demais ou está muito fria. Deixe a massa repousar à temperatura ambiente por 15 minutos para que o glúten relaxe e a temperatura suba um pouco antes de voltar a tentar.

3. Usar molho de tomate embalado. Se não está a usar massa pré-feita, porque é que haverá de usar molho de tomate pronto? O molho de tomate pronto é demasiado doce. Opte por fazer um molho simples refugando tomates cortados aos cubos com alho, cebola, manjericão, sal e pimenta. No final passe a varinha, use o molho na sua pizza e pode guardar o que sobrou no frigorífico ou no congelador.

4. Quanto mais ‘toppings’ melhor. Esqueça, não precisa de pôr sete ingredientes na cobertura da pizza. Uma pizza mais simples será mais saborosa. Use no máximo uma mão cheia de ingredientes e dê espaço para a pizza criar crosta. Espalhar um pouco de azeite sobre a pizza quando a tirar do forno também lhe dará muito sabor.

5. Levar a pizza com tudo ao forno. Se vai colocar ‘toppings’ húmidos na sua pizza, como queijo mozzarella, opte por cozer parcialmente a massa no forno antes de adicionar os restantes ingredientes, assim a pizza ficará com uma massa crocante e não húmida, mesmo com os seus ingredientes preferidos.

6. Achar que pizza deve cozer devagar e a baixa temperatura. Nem no máximo o seu forno ficará tão quente quanto o forno a lenha de uma pizzaria, portanto não tenha medo do calor. Ponha o forno na temperatura máxima e vigie a pizza para a conseguir tirar mal esteja pronta – pode demorar menos do que está à espera.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas