Prazer. Prazer e dor. Apenas dor. O sexo é doloroso para algumas mulheres, especialmente entre as mais velhas. Esta é a conclusão de um recente estudo realizado entre várias entidades do Reino Unido e que foi publicado esta quarta-feira na revista British Journal of Obstetrics and Gynaecology.
Focado na população britânica do sexo feminino, o estudo contou com a participação de 15,162 adultos, dos quais 6,669 eram mulheres sexualmente ativas com idades entre os 16 e os 74 anos.
A dor durante o ato sexual mostrou ser comum em 7,5% das mulheres sexualmente ativas entrevistadas, sendo que quem mais sofre tem entre 50 e 60 anos, como conta o site Metro, revelando que uma das causas apontadas pela investigação para a dor é a secura vaginal, a ansiedade pré-sexo e ainda o receio do momento.
Para além da dor, que é já uma situação desagradável por si, um terço das mulheres com este problema confessou ter uma vida sexual infeliz, uma vez que não consegue aproveitar o momento devido ao desconforto que o ato sexual provoca.
Problemas de saúde, como infeção, e depressão forma outras das causas associadas pelos cientistas à dor no sexo.