A qualidade do sono depende muito de tudo aquilo que se faz ao longo do dia. A alimentação, o exercício, o uso de novas tecnologias, o trabalho e os momentos de lazer têm sempre algo a dizer na capacidade que a pessoa tem em adormecer depressa e manter um sono de qualidade ao longo da noite.
Se acabou de acordar e passou a noite quase em claro, está a ler o artigo certo! Temos aqui os aspetos fundamentais na sua rotina de hoje para que consiga dormir que nem um bebé esta noite e, com isso, ter energia para a semana de trabalho que está prestes a começar.
De acordo com o site Eat This!, Not That, que é bom não colocar o despertador uma vez por semana. Se o fez hoje, melhor, pois este hábito (mesmo que aconteça uma vez por semana) ajuda o corpo a recuperar os danos causados pelos dias anteriores. Depois, há que apanhar ar fresco e dar movimento ao corpo, nem que seja com uma simples caminhada à padaria mais longe de casa para comprar pão para o pequeno-almoço. Fazer 30 minutos de caminhada ajuda a acelerar o metabolismo e a adaptar o organismo ao novo dia.
Já com o pequeno-almoço (que se quer saudável e nutritivo) e o almoço tomados, chega a hora do café, que deve ser consumido preferencialmente de manhã, uma vez que é possível que comprometa a qualidade do sono se ingerido até seis horas antes de ir dormir. A hora ideal para ‘aquela’ última bica é, diz o site, as duas da tarde.
Mas se pensa que a caminhada matinal é suficiente para pôr o corpo a mexer e dormir que nem um bebé esta noite, engana-se. Para que a qualidade do sono esteja garantida é necessário suar um pouco mais, nem que seja outra vez por apenas 30 minutos. A atividade física à tarde ajuda o corpo a libertar o stress e a aumentar as hormonas relacionadas com o bem-estar e o relaxamento, ajudando o corpo a descontrair e a mente a cair no sono com mais facilidade.
O jantar deve incluir alimentos leves e nutritivos e que sejam especialmente ricos em triptofano, aminoácido que tem a capacidade de induzir o sono. Aveia, amêndoa, banana e abacate são algumas das opções (sim, pode aproveitar a dica para jantar umas papas de aveia esta noite).
Os momentos de lazer fazem parte desta plano para dormir melhor, mas se é adepto da televisão e do computador, é bom que o use apenas até às 21h00, uma vez que as luzes emitidas por estes equipamentos interferem com a qualidade do sono.
A noite acaba com um período de relaxamento, podendo-se recorrer a velas aromáticas para criar uma ambiente mais acolhedor e noturno. O cheiro a lavanda é capaz de atuar como um sedativo, diz a publicação, que não esquece a importância do mimo, referindo-se aqui aos animais de estimação e ao poder relaxante que estes têm.
Embora não se deva dormir com o animal na cama (uma vez que a qualidade do sono de ambos fica comprometida), a pessoa deve acariciar o amigo de quatro patas momentos antes de dormir, pois tal aumenta a sensação de bem-estar e ajuda ambos a relaxar.
Por fim, apagam-se as luzes… não muito depois das 23h00.
Pronto para o desafio?