Encontrada possível causa genética para transtorno de ansiedade social

Apesar dos fatores sociais e ambientais também pesarem nesta balança, há mais um indício de que o transtorno de ansiedade social possa ser causado por questões genéticas.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
10/03/2017 10:15 ‧ 10/03/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

O transtorno da ansiedade social pode ter mesmo uma causa genética. A ideia é sugerida por um recente estudo alemão da Universidade de Bonn que vem agora colocar a ação dos genes lado a lado com o impacto social e ambiental no desenvolvimento desta doença.

De acordo com a investigação, citada pelo site Science Alert, em causa está o gene que tem como função transportar a serotina, o neutrotransmissor que está diretamente relacionado com a sensação de bem-estar e prazer e ainda com a tendência para a depressão.

Para a investigação, publicada na revista Psychiatric Genetics, os investigadores preocuparam-se em encontrar o polimorfismo de nucleotídeo único em 321 pessoas diagnosticadas com o transtorno da ansiedade social e ainda 804 pessoas sem indícios da doença.

Este componente está presente no ADN e é uma das causas mais comuns de variações genéticas, tendo sido encontrado no gene SLC6A4 de pacientes com ansiedade. Este gene é o responsável pelo transporte de serotina, o que leva os cientistas a crer que está na origem da fobia social que muitas pessoas sentem.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas