O exercício físico é um dos principais fatores para se ter uma melhor saúde física e mental. A prática de atividade deve ser diária ou o mais frequente possível, pois só assim se consegue obter todos os benefícios associados a um estilo de vida ativo.
Mas o exercício físico pode ter alguns ‘efeitos secundários’. O cansaço extremo, a ansiedade, as lesões e ainda as tonturas são comuns, podendo estas últimas ocorrer ainda durante o treino.
Porque é que tal acontece? Segundo a médica norte-americana Kristin J. Speaker, são três as principais causas para as tonturas durante o treino: queda dos níveis de açúcar no sangue, pressão sanguínea e desregulamento do pH (o sangue fica mais ácido durante o exercício de alta intensidade).
Quando à queda dos níveis de açúcar, a melhor forma de prevenir tal é com a ingestão de alimentos até três horas antes do treino. Já no que diz respeito às tonturas causadas pela pressão sanguínea, a forma mais eficaz de prevenir é através da ingestão de água durante o treino, devendo a quantidade ser ajustada conforme o tipo de exercício que se está a fazer.
Uma vez que o pH do corpo se altera durante o treino devido também à produção de ácido lático (produzido pelos músculos enquanto trabalham), a melhor forma de prevenir a tontura associada a este fator é com a adaptação do treino, devendo-se optar por exercícios de menor intensidade, voltando à maior intensidade de forma gradual.