Os ingredientes que devem constar na rotina de beleza
Se procura produtos naturais e amigos da boa saúde da pele, são estes os ingredientes que não podem faltar. E já agora, aproveite para comê-los.
© iStock
Lifestyle Dicas
Escolher um bom creme pode ser uma tarefa bem mais complexa do que o desejado. Alguns produtos rotulam-se como o ‘verdadeiro elixir milagroso’, mas a verdade é que decifrar tudo o que está no rótulo é quase impossível devido ao vasto leque de químicos e aditivos presentes sob a forma de códigos.
Optar por cremes e produtos de higiene pessoal ricos em componentes naturais e isentos de químicos e aditivos é a melhor forma de ter a certeza daquilo que se coloca na pele e de assegurar que esta não é colocada à mercê de agentes agressivos e que fazem mais mal do que bem. Mas não há nada melhor do que apostar na comida.
E se os melhores ingredientes para a rotina de beleza estiverem mesmo na sua cozinha? A ideia é defendida pelo site Mind Body Green, que lista os componentes que mais enriquecem a pele e que melhor cuidam daquele que é o maior órgão do corpo humano. Estes ingredientes deixam a pele nutrida, hidratada e preparada para os mais variados agressores externos, além disso, são naturais, podem ser aplicados na pele e até mesmo incluídos na alimentação diária, uma vez que o bom estado da pele começa com o bom estado o interior do corpo.
Comecemos pelo mel puro, uma espécie de ‘ouro líquido’ facilmente encontrado em produtos de beleza e que pode mesmo ser aplicado diretamente na pele, depois de criada uma mistura com sumo de limão e um pouco de vinagre de cidra. O mel assume-se como um poderoso anti-bacteriano, sendo, por isso, aliado no combate e tratamento de acne.
A levedura nutricional – vendida em lojas especializadas em alimentação saudável – destaca-se pelo elevado nível de vitamina B12 e por ser um anti-inflamatório nato, o que para a pele significa menos borbulhas e menos manchas.
Bom para um pequeno-almoço supernutritivo ou para um snack ‘bombástico’, o matcha é também ótimo para pele por ser um excelente antioxidante e por ter o poder de acalmar e, ao mesmo tempo, dar energia. O ideal, diz a publicação, é juntar o matcha ao mel, adicionar salsa e um pouco de pepino e aplicar na pele. E não faltam motivos para se render ao matcha.
Embora não seja para aplicar na pele, mas sim para beber, o vinagre de cidra (adicionado a água) é também um ingrediente que melhora a saúde cutânea e muito à boleia do impacto positivo que tem nas bactérias intestinais.
Para comer, não há nada melhor para a pele do que o açafrão, especialmente quando misturado com a pimenta-preta, uma combinação altamente anti-inflamatória e que beneficia a saúde por dentro e por fora, diz a publicação, que revela ainda a importância dos probióticos para a boa saúde cutânea.
E já agora, sabe quais são os ingredientes que não podem faltar nos produtos anti-olheiras?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com