Um bom restaurante faz-se com boa comida e quando estes dois fatores andam lado a lado o resultado não poderia ser outro: Dois prémios de uma só assentada.
E foi isso mesmo o que aconteceu esta manhã na mais recente edição dos Prémios Boa Cama Boa Mesa, uma iniciativa do semanário Expresso e que, todos os anos, lista os melhores restaurantes, chefs e ainda hotéis de Portugal, compilando os vencedores num guia que tem tanto de turístico como de guloso e tentador.
O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi o palco para a edição deste ano, que elegeu o chef Alexandre Silva e o seu LOCO como os melhores do ano, na categoria de chef e de restaurante, respetivamente.
O restaurante - que levou para a casa o Garfo de Platina - destaca-se pela aposta na natureza e em alimentos orgânicos e ainda pela junção inesperada de elementos. "O LOCO é uma corrente criativa constante, é um estado de espírito, uma atitude. É uma experiência total, que promove a relação entre os clientes e a cozinha e a equipa do restaurante", lê-se no site do restaurante, que recebeu este ano a sua primeira estrela Michelin.
Na edição deste ano, o Garfo de Ouro foi entregue aos restaurantes aos restaurantes Alma, Belcanto, Casa de Chá da Boa Nova, Feitoria, Ferrugem, Fortaleza do Guincho, Il Gallo d’Oro, Largo do Paço, Mesa de Lemos, Ocean, O Paparico, Pedro Lemos - Pequeno Mundo, Restaurante G, São Gabriel, Vallécula, Vila Joya, Antiqvvum, Kanazawa, LAB by Sergi Arola, Rei dos Leitões, Restaurante do Esporão e Vista Restaurante.
O restaurante Mon Chiq, em Monchique, foi distinguido com o Prémio Revelação, lê-se numa nota enviada às redações.
No que diz respeito às 'boas camas', a Chave de Platina foi entregue ao Belmond Reid’s Hotel, no Funchal, que conseguiu, assim, o prémio máximo na categoria.
Os hotéis Areias do Seixo Charme, Carmo’s Boutique Hotel, Casas do Côro, Conrad Algarve, Convento do Espinheiro Heritage Hotel & Spa, H2otel Congress & Medical Spa, Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa, Intercontinental Porto Palácio das Cardosas, Flores Village Hotel & Spa, Martinhal Beach & Resort Hotel, Myriad by Sana Hotels, Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort, Rio do Prado, Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, Six Senses Douro Valley, Terra Nostra Garden Hotel, The Yeatman, Vidago Palace Hotel - Vila Monte Farm House, Vila Vita Parc Hotel, Pestana Vintage Porto, São Lourenço do Barrocal, Savoy Saccharum Resort, Sublime Comporta Country Retreat & Spa e Quinta das Lágrimas receberam a Chave de Ouro.
O Prémio Revelação no leque de hotéis foi para o Pedras do Mar Resort & Spa, em Ponta Delgada, e Evaristo Cardoso, fundador e proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, recebeu do júri o Prémio Carreira.
A edição de 2017 do guia Boa Cama Boa Mesa fica à venda a partir de sexta-feira, dia 14, e tem o custo unitário de 9.90 euros.