Quando o objetivo é perder peso, existem dois aspetos que devem estar sempre presentes. O primeiro diz respeito à importância de conseguir baixar os números da balança de forma saudável e o segundo refere-se ao também importante acompanhamento especializado. Contudo, o sucesso depende de pequenos gestos e esses cabem à pessoa adquirir.
Ao site norte-americano Today, a médica Keri Glassman revela quais são os hábitos a adotar para se conseguir perder quatro quilos.
E é tudo tão claro como a água, ou melhor, começa com a água. Diz a especialista que um dos hábitos a adotar quando se pretender perder peso é o consumo regular de água, devendo a ingestão começar ao acordar, de forma a limpar e despertar o organismo. A quantidade de água a ingerir por dia depende do nível de atividade física e, claro, da sede de cada pessoa. Procurar ajuda junto de um nutricionista é o mais indicado para não se pecar por excesso ou por defeito.
Embora os hidratos de carbono sejam fundamentais para o bom funcionamento do organismo e para uma maior sensação de saciedade (quando em causa estão os hidratos complexos), a atenção deve recair na proteína, um macronutriente que favorece a saúde muscular e que tem também um impacto positivo na sensação de plenitude, prevenindo picos de açúcar no sangue e, por consequência, a gula. E por falar em macronutrientes, a gordura não deve, de todo, ser esquecida e até mesmo excluída, pelo contrário: deve ser uma prioridade.
Como não poderia deixar de ser, diz a médica ao Today, os vegetais de cor verde devem ser também prioritários em todas as refeições, cabendo à pessoa saber fazer uma dieta variada e equilibrada. Continuando ainda no que diz respeito à alimentação, a ciência diz que estas são as apostas mais certeiras para emagrecer.
Dar ouvidos ao corpo – seja para entender o tipo de fome ou para perceber se está na hora de abrandar o ritmo – é um outro aspeto fundamental, assim como a meditação, que ajuda a acalmar o corpo e a mente e ainda a melhorar os níveis de concentração, que é primordial para se conseguir alcançar os objetivos.
De salientar que a especialista não diz se estes truques permitem uma perda de peso mais ou menos rápida, até porque tudo depende do organismo de cada pessoa, da sua capacidade em adotar e conjugar novos hábitos e, sobretudo, do seu estilo de vida e prática de atividade física. Deste modo, as dicas de Keri Glassman tanto podem servir para quem pretende perder quatro quilos num mês, como para quem tem mais tempo para o conseguir. Contudo, a procura de apoio junto de um profissional da área da nutrição é sempre importante, até porque é preciso saber manter o peso saudável depois de ter dito 'adeus' aos quilos extra.