Conseguir manter a calma em momentos de maior stress e aflição nem sempre é fácil ou até mesmo possível, contudo, a tarefa fica ainda mais complicada quando em causa estão ataques de pânico, onde o medo anda de mão dada com a ansiedade, com o pavor e com o stress.
As técnicas de respiração tendem a ser eficazes nesta hora, mas existem outros três truques que prometem acalmar qualquer alma. Um deles, diz o site da revista norte-americana Women’s Health, é colocar um cubo de gelo na parte debaixo dos olhos, um truque que causa desconforto – o que faz a pessoa parar por segundos - e que intensifica o sistema nervoso parassimpático, acalmando a respiração e a frequência cardíaca.
Uma outra forma de acalmar em momentos de pânico é através da concentração, bastando fechar os olhos, ficar sentado num local calmo e respirar profundamente enquanto se visualiza uma escada em caracol, descendo calmamente degrau a degrau.
Mais simples, mas também eficaz, está o truque do lixo, diz a revista. Para tal, basta apenas escrever num papel todos os pensamentos negativos e pensar honestamente sobre eles, percebendo se fazem ou não sentido. Depois, é só deitar fora… física e mentalmente.