Comum em qualquer idade e sem cerimónias na escolha do local em que se quer alojar, o eczema é uma das condições cutâneas que mais desconforto pode trazer. O eczema é uma inflamação aguda na pele que pode causar inchaço e vermelhão na zona afetada, provocando ainda comichão, dor e secura.
Quando afeta as mãos, este problema pode mesmo ser uma verdadeira condicionante para o dia a dia, tendo um “tremendo impacto na vida das pessoas quando é severo ou até de média intensidade”, diz o dermatologista Ross S. Levy em declarações à revista Health.
Embora a cura desta patologia esteja ainda longe de acontecer, existem alguns hábitos que podem aliviar a condição. No caso das mãos, um dos aspetos mais importantes a ter em conta é a limitação do contacto com água, especialmente se estiver quente. Deve-se, ainda, evitar lavar a loiça e usar sabonetes com fragrâncias, pois podem ativar alguns dos marcadores desencadeiam o problema. É igualmente importante evitar ao máximo os sabonetes ou líquidos antibacterianos, pois irritam a pele e poucos ou nenhuns benefícios trazem nos casos de eczema nas mãos.
Sempre que é feita a higiene das mãos deve-se aplicar um creme hidratante, preferencialmente criado para a patologia e, além disso, deve-se ter o máximo cuidado com todo o tipo de golpe ou ferida aberta, pois podem infetar e agravar a irritação.
Independetemente da zona do corpo em que o eczema está, eis tudo o que jamais deve fazer.