O Dia Mundial Sem Carne, ou World Free Meat Day, é uma iniciativa que quer incentivas as pessoas a não comer carne por um dia e a perceber o impacto positivo que isso pode ter.
Agora, o seu consumo deve manter-se ou ser reduzido para até 500 gramas por semana, o que equivale a quatro ou cinco refeições de carne por semana", explicou.
Há dois anos a Organização Mundial de Saúde alertou para a possível ligação entre o consumo de carne processada e alguns tipos de cancro e a Direção-Geral da Saúde apelou para que se fizesse um consumo moderado de carne: "Até 500 gramas por semana, o que equivale a quatro ou cinco refeições de carne por semana".
Várias iniciativas e até a comunicação social têm partilhado várias dicas para reduzir o consumo de carne e há até uma organização que se dedica a incentivar que se passe um dia, em vários países, sem comer carne: o World Free Meat Day.
Além de não custar assim tanto passar um dia sem tocar em carne, também é benéfico para a sua saúde e para a do planeta. Este projeto revela que se deixar de comer carne em apenas uma refeição estará a poupar:
- Emissões de carbono suficientes para pôr uma chaleira a ferver 388 vezes;
- Uma quantidade de água equivalente ao consumo diário de água de nove pessoas;
- Até 11 gramas de gordura, equivalente a duas colheres de chá cheias de manteiga; Até 90 calorias.
Se aderir a este movimento em família, as poupanças para o ambiente podem ser ainda maiores. Por exemplo, uma família de quatro conseguirá poupar:
- Uma quantidade de carbono equivalente a deixar uma lâmpada acesa por 16 dias;
- 360 calorias, o equivalente a uma dose médias de batatas fritas numa cadeia de 'fast food';
- Uma quantidade de água equivalente ao consumo mensal de água de uma pessoa.
E se não sabe como se consegue 'sobreviver' a um dia sem comer carne, verifique estas dicas.