Erros todos nós cometemos e todos os dias, mas há erros e erros e aqueles que dizem respeito à moda nem sempre podem ser evitados. Mas é importante preveni-los... especialmente se se apostar num look ao estilo de Paris.
Quem o diz é Ines de La Fressange, modelo de sucesso dos anos 80 e autora do livro 'O que hei de vestir hoje? - O estilo da Parisiense', que chegou este ano às livrarias portuguesas pela mão da Bertrand Editora.
Uma vez que a moda "é um terreno em constante mutação", a especialista reconhece que "é difícil fazer a lista de todos os interditos, pois tudo pode mudar de um dia para o outro e os erros de moda de hoje pode vir a ser os must-have de amanhã". Mas o contrário também pode acontecer: o que é uma tendência hoje pode ser uma verdadeira aberração no futuro. "Contudo, há coisas que a parisiense nunca irá adotar", frisa.
De acordo com a especialista, existem alguns erros de moda que devem ser evitados a todo o custo, seja por não serem propriamente bonitos ou por simplesmente nada acrescentarem ao look e atitude de uma mulher. Embora a moda seja uma aliada da atitude e dependa dos gostos de cada um (que, ocmo sabemos, não de discutem), a agora autora revela que existem sempre tendências que não vingam a longo prazo e, por isso, não são um bom investimento, como é o caso das agora aclamadas calças ao estilo 'mom fit'.
Para Ines de La Fressange, são estes os 20 erros de moda a evitar:
1 - Leggings;
2 - Mala de marca contrafeita;
3 - Bermudas compridas com bolsos;
4 - Ténis compensados;
5 - Saia-calça;
6 - Anoraque comprido;
7 - Pele da cabeça aos pés;
8 - Solas de crepe (um tipo de borracha);
9 - Tamancos de plástico com buracos;
10 - Sutiã de alças transparentes;
11 - Look totalmente assinado;
12 - T-Shirt com um gatinho;
13 - Acumulação de bijuteria;
14 - Collants cor de carne;
15 - Bustier de licra;
16 - Mostrar demasiada pele;
17 - Calças de cintura demasiado descida;
18 - Mistura de riscas;
19 - Chapéu de pano;
20 - Calças de ganga 'mom fit'.