As seis coisas perigosas que deve deixar os seus filhos fazer
Deixar que os seus filhos explorem o mundo, apesar de certos riscos, pode ajudá-los a ser mais independentes.
© iStock
Lifestyle Parentalidade
Estará a superproteção a pôr a autonomia das crianças em risco? Alguns especialistas acreditam que sim e recomendam que se recuperem hábitos do passado, sem ter demasiado medo dos riscos, para que se consiga criar crianças mais independentes.
Gever Tulley, autor do livro ‘50 Dangerous Things (You Should Let Your Children Do)’, ensina vários pais a ensinar os seus filhos a explorar o mundo dando-lhes, ao mesmo tempo, ‘aulas’ sobre segurança. O El Confidencial destacou, deste livro, seis atividades que agora até podem ser vistas como perigosas por muitos pais, mas que devem ser recuperadas, pelo bem da independência dos seus filhos:
1. Subir a uma árvore. Esta é uma atividade que, além de muito libertadora, permite à criança perceber melhor o seu corpo, as suas forças e a sua motricidade. Antes de ir a correr, mandá-la descer, vigie-a de perto para poder intervir caso seja necessário.
2. Cozinhar um prato. Calma, antes de pensar nos utensílios afiados e comida a queimar, lembre-se que é importante que a criança aprenda a cozinhar. Com esta atividade, não só aprende a satisfazer uma necessidade vital, que é alimentar-se, como desenvolve o paladar e ainda se torna mais altruísta. Tudo enquanto prepara uma sobremesa ou um prato para toda a família.
3. Ir para a escola a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. Se o seu filho nunca foi sozinho ou com amigos para a escola e sempre teve a sua boleia, faça esta mudança de forma gradual. Primeiro vá a pé com ele e explique-lhes quais os perigos a que ele deve estar atento, como o trânsito ou os estranhos; depois acompanhe-o só até metade do caminho, vigiando-o ao longe; e depois deixe-o ir para a escola e voltar pelos seus próprios meios.
4. Explorar um túnel. Antes que as crianças acabem por satisfazer esta necessidade de explorar onde não deveriam, pondere fazer uma atividade com elas como espeleologia. Há várias entidades que promovem este tipo de atividades.
5. Acender uma fogueira. Talvez devido à evolução, o ser humano tem uma grande ligação com o fogo, por isso, em vez de afastar o seu filho de tudo o que é fogueira, ensine-o a controlá-lo e explique-lhe quais são as utilidades e os perigos do fogo.
6. Conduzir um carro. Claro que não falamos de conduzir mesmo, mas de deixar a criança mexer o volante enquanto controla o carro com os pedais. Também é claro que esta atividade nunca deve ser realizada numa via pública. Para as crianças é muito empolgante achar que sendo tão pequeno consegue mexer uma coisa tão grande como um carro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com