Uma equipa de cientistas da Universidade de Glasgow encontraram aquela que é, até à data, a técnica mais eficaz na luta contra o cancro. Conta a Fox News que os cientistas desta instituição conseguiram 'matar' as células cancerígenas através de uma técnica chamada Caspase Independent Cell Death (CICD, sigla em inglês).
Conta a publicação que este método atua de forma completamente diferente das atuais terapias usadas, como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Enquanto estas técnicas levam a um processo de apoteose acelerado (que mata as células, mas não todas), o novo mecanismo ativa as células caspases, que provocam a uma morte celular mais completa.
CICD - além de prevenir todos os efeitos colaterais associados, por exemplo, à quimioterapia -, consegue provocar uma regressão tumoral completa, devendo ser usada nos estudos e nas terapias futuras, defendem os investigadores.
Apesar de esta técnica ter sido usada no combate a um cancro colo-retal, o estudo destaca a eficácia na luta contra outro tipos de tumores, podendo, então, esta terapia ser usada de uma forma generalizada no tratamento da doença.