Podem ser simples, mas as peras são muito versáteis, podendo ser comidas cruas ou cozinhadas e incluídas em diversas receitas deliciosas – não só em sobremesas.
Geralmente as peras são apanhadas ainda antes de estarem maduras, por isso é preciso saber escolhe-las quando as vai comprar, mediante a rapidez com que as quer consumir. O ideal é comprar peras mais rijas e deixá-las amadurecer lentamente, à temperatura ambiente, em casa – se espera comê-las durante a semana e não no próprio dia, claro.
Como as peras amadurecem de dentro para fora, quando estiverem mais moles significa que estão docinhas, maduras e prontas a comer. Faça o teste de firmeza na parte mais fina da pera.
A edição norte-americana da revista Women’s Health destaca que durante a escolha deve procurar peras que não tenham o caule partido nem marcas de cortes ou pisadelas.
O armazenamento das peras deverá depender do seu grau de maturidade. Se ainda não estão bem maduras, deve mantê-las na fruteira à temperatura ambiente, mas se já estão maduras e ainda não as vai comer deve guardá-las no frigorífico para que durem mais – entre dois e cinco dias.
Em termos nutricionais, as peras são ricas em fibra – com uma pera média a poder conter 5,5 gr de fibra, mas para obter isto deve comê-la com casca – e ainda contêm vitamina C, cerca de 10% da dose diária recomendada.
Se já gosta de peras cruas, cozidas e assadas, deve experimentar adicionar esta fruta aos seus pratos de carne de porco ou frango, a sua doçura e firmeza vão adicionar muito interesse e sabor às suas receitas.