A cebola é um dos alimentos que mais benefícios traz à saúde. Além de ser um potente agente de prevenção contra o cancro, é ainda uma excelente fonte de antioxidantes, entre eles a antocianina e a quercetina.
Mas são todas as cebolas iguais? Nem por isso. Além da cor e do sabor (por vezes mais doce ou amargo), as propriedades também variam consoante o tipo de cebola e isso faz com que haja uma que é (ainda) mais saudável do que qualquer outra.
De acordo com um recente estudo publicado na revista Food Research Internation, e citado pela norte-americana Women's Health, a cebola roxa é aquela que ganha o estatuto de mais saudável pelo simples facto de ser ainda mais eficiente do que a cebola branca na hora de 'matar' as células cancerígenas e de combater a ação de todos os radicais livres que podem impulsionar o aparecimento da doença.
Mas, se tanto a cebola branca como a cebola roxa são aliadas na luta contra o cancro, porque é que esta última é ainda mais eficaz? Segundo o médico Suresh Neethieajan, tudo se deve à cor, uma vez que os elevados níveis de antocianina são os responsáveis pelo tom mais escuro da cebola roxa.
Contudo, e independentemente da cor, o consumo de cebola é sempre uma mais-valia para a saúde, não fosse este alimento rico em vitamina A, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, cálcio, potássio e também magnésio, um conjunto de micronutrientes que têm um impacto direto, por exemplo, na qualidade do sangue e na boa saúde cardiovascular. O poder anti-inflamatório e antibacteriano da cebola faz deste alimento um verdadeiro aliado em qualquer fase da vida, mas em particular nos períodos em que o sistema imunitário está mais fraco e precisa de um reforço.
Como qualquer outro alimento, também o consumo de cebola tem alguns riscos. Sabe quais são?