Olhar para a agenda no mês de dezembro sem levar as mãos à cabeça (e à barriga) é quase impossível. Entre compras de presentes para amigos, familiares e colegas de trabalho, há ainda uma imensidade de convívios e jantares natalícios... e um deles é lá em casa e sem nada pensado para cozinhar. Mas não entre já em pânico.
Se gosta de cozinhar e, sobretudo, de surpreender tudo e todos ao reinventar tradições e apresentar pratos com sabores fortes e memoráveis - sim, porque há mais vida além do bacalhau com todos nesta quadra festiva -, então temos aqui o que precisa.
O Chef Vítor Almeida, formado pela Escola de Hotelaria e Turismos do Porto e agora diretor da AESAcademy – Academia de Culinária foi desafiado pela Brasmar para criar uma receita - enviada em exclusivo ao Lifestyle ao Minuto - que o vai fazer vestir o avental num abrir e fechar de olhos e criar um prato que promete agradar a miúdos e graúdos neste Natal.
Pronto para se aventurar num prato italiano... mas com sabores bem portugueses?
Risoto de Polvo com Cogumelos, da autoria do Chef Vítor Almeida.
Ingredientes para 10 pessoas: "1 kg arroz para risoto; 2 kg Polvo Brasmar; 3 cebolas médias; 3 dentes de alho picados; 20 cl de vinho tinto; 100 gr de cogumelos frescos tipo Paris; 1 ramo de coentros frescos picados; piripiri q.b; 10 dl de azeite; 1 colher de sopa manteiga ou margarina; 30 gr de queijo raspado tipo parmesão".
Preparação: "Cozer o polvo Brasmar, depois de bem lavado, numa panela com um fundo de água e uma cebola inteira, durante cerca de 45 minutos. Retirar o polvo Brasmar e cortar a cabeça e as pontas das pernas em pequenas porções. Reservar a água da cozedura. Para o risoto, colocar o azeite no fundo de um tacho, o alho e as duas cebolas picadas. Deixar refogar um pouco. Juntar os cogumelos frescos, previamente cortados, em quatro ou laminados. Retirar com uma escumadeira e guardar. Colocar o arroz de risoto e fritar um pouco até vidrar. Adicionar meio copo de vinho tinto e deixar sair o álcool. Juntar, aos poucos, a água da cozedura do polvo (3 vezes) e deixar ferver até ficar al dente. Na operação final acrescentar os pedaços do polvo e os cogumelos, a colher de manteiga ou margarina e pouco de queijo raspado (tipo parmesão). Servir com coentros picados".