Guterres diz que restantes países devem respeitar acordo

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje aos restantes seis países signatários do acordo nuclear com o Irão que "respeitem totalmente os seus compromissos", apesar da retirada dos Estados Unidos.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/05/2018 21:16 ‧ 08/05/2018 por Lusa

Mundo

Acordo Nuclear

"Estou profundamente preocupado com o anúncio da retirada dos Estados Unidos do acordo e o retomar de sanções das sanções dos Estados Unidos", referiu António Guterres, através do seu porta-voz.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

"Hoje anuncio que os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irão", disse Trump numa declaração à imprensa na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos "voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível".

Donald Trump afirmou que tem "a prova" de que o Irão mentiu sobre o seu programa nuclear, classificando aquele país como "um regime de grande terror".

Contudo, António Guterres salientou que o acordo é uma "grande conquista" da diplomacia, que contribuiu para a "paz e segurança nacional e internacional".

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas