A polícia colombiana voltou a prender o braço-direito e um dos assassinos de Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez, conhecido como Popeye, adianta o The Guardian. A procuradoria-geral da Colômbia informou na sexta-feira que Popeye foi detido em Medellín suspeito de extorsão. No entanto, não revelou mais detalhes sobre a investigação que está em curso.
Popeye foi libertado da prisão em 2014 depois de ter passado 22 anos atrás das grades. Confessou ter morto centenas de pessoas e foi uma das pessoas envolvidas em 1989 na tentativa de assassinato do então candidato presidencial César Gaviria.
Os homens de Escobar colocaram uma bomba no avião onde Gaviria devia ter viajado. Morreram 107 pessoas mas o candidato à presidência não estava no avião e tornou-se depois presidente da Colômbia.
Depois de ter sido libertado da prisão, Popeye tornou-se numa estrela do YouTube onde expressava as suas visões políticas conservadoras e criticava governos e candidatos de esquerda. Na semana passada, ameaçou os apoiantes do candidato de esquerda às presidenciais colombianas, Gustavo Petro. “A minha espingarda vai falar por mim”, avisou.