Esta história poderia ser encarada como um alerta para quem ainda não acredita que o patrão (atual ou futuro) não vai prestar atenção ao que o colaborador publica nas redes sociais. Naomi H., uma utilizadora de Twitter que não é identificada, recorreu àquela plataforma para manifestar o seu contentamento depois de ser aceite para um estágio na NASA.
A jovem, numa sequência de 'tweets' que foi entretanto apagada, escreveu apenas uma frase, em capitulares, que pode ser assim traduzida (tradução livre): "F*****, nem posso acreditar, fui aceite para um estágio na NASA".
A publicação da jovem teve uma resposta de um homem chamado Homer Hickman: "Atenção à linguagem". Naomi, no entanto, não levou o comentário a sério e respondeu, literalmente: "Suck my dick and balls, i'm working for NASA".
A tradução livre seria algo como "vá chupar [órgãos sexuais], vou trabalhar para a NASA".
A furry became an intern for NASA and got instantly fired after telling someone on their council to suck their dick because this is 2018. pic.twitter.com/XL7jvCKFFj
— Michelle Catlin (@CatlinNyaa) 21 de agosto de 2018
Se fosse uma pessoa qualquer, seria apenas mais um troca de comentários bem humorados (ainda que explícitos) nas redes sociais, mas Hickman - quis o destino - é um antigo engenheiro da NASA, atual membro do Conselho Nacional do Espaço e a personagem central do filme 'October Sky' (1999), cujo argumento foi escrito com base nas suas memórias.
A conta de Twitter de Naomi é agora privada mas um outro utilizador veio à rede social anunciar que a jovem havia perdido o estágio na agência espacial norte-americana.
As reações ao caso foram variadas. Houve quem criticasse a "preguiça" da jovem em pesquisar o nome de Hickman ou a própria atitude displicente, mas também quem criticasse o facto de ter sido despedida por esta razão, dirigindo-se críticas a Homer Hickman.
O engenheiro, porém, escreveu uma reação no seu blogue pessoal, admitindo a sua reação ao 'tweet' da jovem, por se preocupar com o impacto que teria, mas negando que tenha sido ele a decidir o despedimento. "Sou um veterano do Vietname, não me ofendem os palavrões", explicou.
Hickman explicou que a jovem lhe enviou um pedido de desculpas, "desnecessário", e que ele lhe enviou um de volta. "Depois de falar com ela e de ter analisado o seu currículo, estou certo de que ela merece um lugar na indústria espacial e estou a fazer o possível para lhe assegurar um que até será melhor do que o que perdeu", garantiu.
Não é ainda sabido se o emprego já aconteceu, mas a NASA não respondeu a um pedido de comentário da revista Newsweek.