O índice Henley Passport publicou a mais recente atualização relativamente à mobilidade que os passaportes dos países permitem. De acordo com este índice, o passaporte japonês é nesta altura o mais poderoso do mundo, uma vez que permite viajar sem visto ou com visto à chegada para 190 países.
O Japão destronou assim Singapura, que ocupa agora o segundo lugar com acesso livre a 189 destinos. A alteração concretizou-se depois de no início deste mês o Japão ter conseguido permissão para viajar sem visto para Myanmar.
Portugal continua a ter um dos passaportes mais cobiçados do mundo. Mantém o quinto lugar neste índice em conjunto com os Estados Unidos, Reino Unido, Áustria, Holanda, Luxemburgo e Noruega. Os portugueses podem viajar sem visto ou com visto à chegada para 186 destinos.
A Rússia caiu para a 47.ª posição e a China registou uma subida de 14 lugares para a 71.ª posição. Os chineses têm agora acesso sem visto ou com visto à chegada a Myanmar e à ilha caribenha de Santa Lúcia.
No extremo oposto do passaporte mais poderoso estão Afeganistão e Iraque. O passaporte dos cidadãos destes países permite viajar apenas para 30 destinos. A Síria e a Somália também possuem dos passaportes com menor mobilidade global: só podem viajar livremente para 32 países.