Dois alunos de uma escola francesa foram detidos depois de terem começado a circular nas redes sociais, no fim de semana, um vídeo onde um deles aponta uma pistola de pressão de ar à cabeça da professora, dentro da sala de aula.
O aluno de 16 anos que é filmado a ameaçar a docente pede-lhe que lhe tire a falta de presença, conforme indica o Le Parisien, enquanto o aluno que grava se ri da situação. No final da gravação, um outro aluno faz um gesto obsceno para a câmara.
O jovem que apontou a arma à docente entregou-se à polícia depois do vídeo ter começado a circular. Mais tarde, foi também detido o jovem que faz o gesto obsceno, que era o dono da arma.
O caso chocou a comunidade de Créteil e também o país, originando uma reação por parte do presidente francês, Emmanuel Macron.
Menacer un professeur est inacceptable. J’ai demandé au ministre de l’Éducation nationale et au ministre de l’Intérieur de prendre toutes les mesures pour que ces faits soient punis et définitivement proscrits de nos écoles.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 20 de outubro de 2018
"Ameaçar um professor é inaceitável. Pedi ao ministro da Educação e ao ministro do Interior que tomem todas as medidas para garantir que estes atos sejam punidos e definitivamente banidos nas nossas escolas", indicou Macron.