Mogherini classifica de "oportunidade" a conferência sobre Líbia

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, assegurou hoje em Argel que a conferência internacional sobre o futuro da Líbia, que se realiza em Palermo, é "uma oportunidade para coordenar a ação das duas partes" em confronto.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/11/2018 21:27 ‧ 12/11/2018 por Lusa

Mundo

Palermo

Numa conferência de imprensa depois de se reunir com o ministro argelino dos Assuntos Exteriores, Abdel Kader Meshael, a responsável europeia disse que a política italiana considera a segurança no Mediterrâneo uma responsabilidade partilhada por todos os Estados, do norte e do sul.

"Não é possível fazer uma distinção entre a segurança no norte e no sul do Mediterrâneo. Temos uma segurança partilhada, como temos uma região partilhada", sublinhou a alta representante para a Política Externa da União Europeia.

"Estou particularmente interessada nas análises (da Argélia) sobre a situação no Magreb de no Sahel, que são zonas prioritárias da nossa ação comum e na nossa ação separada", afirmou.

Mogherini, que chegou ao meio dia para uma breve visita, de umas horas, a Argel, insistiu em que a Argélia e a União Europeia são "sócios naturais" e "interlocutores privilegiados" em matéria de segurança e de luta contra o terrorismo.

A chefe da diplomacia comunitária falou de um diálogo de alto nível UE-Argélia em matéria de segurança regional e de luta contra o terrorismo, iniciado em outubro de 2017 em Bruxelas, e que na sua opinião constitui uma "excelente oportunidade" para discutir sobre a cooperação noutras questões, como o tráfico de migrantes.

Antes de partir, Mogherini foi recebida pelo primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, com quem trocou opiniões sobre a conferência de Palermo e outros assuntos de interesse estratégico regional, explicaram fontes diplomáticas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas