Trump ameaçou hoje fechar todas as fronteiras com o México

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou hoje fechar a fronteira com o México por um período não revelado, caso considere que o seu aliado do sul perdeu o "controlo".

Notícia

© Reuters

Lusa
22/11/2018 16:50 ‧ 22/11/2018 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

No dia em que os EUA celebram o Dia de Ação de Graças - uma festa de celebração do espírito de tolerância -, Donald Trump cita a situação envolvendo uma caravana de refugiados, vinda da América Central e a caminho dos EUA, que se encontra acampada em Tijuana, no México, para justificar a possibilidade de decretar o encerramento de fronteiras com este país.

Trump disse que se trata de "uma situação realmente má" e considera que se for considerada "incontrolável" obrigará a "fechar a entrada nos EUA até que se possa garantir o controlo" e que este encerramento se aplicará a toda a extensão de fronteira com o México.

O Presidente dos EUA também referiu que autorizou as tropas americanas estacionadas na fronteira a usar força letal contra os migrantes, "se for necessário", acrescentando: "Espero que tal não seja necessário".

Donald Trump, que foi celebrar em família o Dia de Ação de Graças na Florida, afirmou aos jornalistas que não tinha escolha, porque está a "lidar com pessoas rudes".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas