O governador do Estado norte-americano de Washington, o democrata Jay Inslee, considerou hoje que as alterações climáticas são "o desafio mais intimidador dos EUA", quando anunciou a sua candidatura presidencial.
O candidato, de 68 anos, fez o lançamento da sua candidatura na garagem da A&R Solar, um instalador de painéis solares, baseado em Seattle, rodeado por familiares e apoiantes.
Inslee disse que os EUA poderiam reinventar a sua economia e criar milhões de empregos com a inovação e o desenvolvimento de indústrias da energia limpa.
Jay Inslee foi congressista e presidiu à Associação de Governadores Democratas em 2018, quando este partido conseguiu ganhar sete governos estaduais que eram dominados pelos republicanos.
Pouco depois do anúncio de Inslee, o investidor milionário e ativista democrata Tom Steyer classificou nas redes sociais o governador de Washington como "um campeão do clima".
Steyer acrescentou que a eleição, marcada para 2020, vai decidir se os EUA vão "liderar o mundo no triunfo sobre a catástrofe climática".
Na Twitter, Steyer escreveu que "é bom saber que um campeão do clima como o governador Inslee vai estar na corrida [presidencial], pressionando o país para reconhecer o que está em causa".
Em janeiro, Steyer recusou candidatar-se à Casa Branca optando por dar prioridade à destituição de Donald Trump.
Inslee é um de vários governadores presentes do campo muito preenchido de candidatos que pretendem obter a nomeação pelo Partido Democrata, no qual avulta o senador Bernie Sanders, eleito pelo Estado do Vermont.