A histórica catedral de Notre-Dame em Paris está a arder nesta altura, segundo o Sputnik. Para já não há registo de que este fogo tenha provocado vítimas. As chamas, na parte superior do edifício, são visíveis em algumas das imagens e vídeos que estão a ser partilhados nas redes sociais, assim como o fumo que se eleva nos céus da capital francesa.
O pináculo da catedral colapsou há instantes. Era uma das partes do edifício que estava a ser mais atingida pelas chamas. O fogo já se espalhou a uma das torres de Notre-Dame, que marcam a paisagem de Paris.
O alerta para o incêndio foi dado pouco antes das 19 horas locais (menos uma hora em Portugal Continental). Os bombeiros parisienses já estão no local a combater as chamas e a área em redor da catedral está a ser evacuada. Cerca de 400 bombeiros estão mobilizados no combate ao incêndio.
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) April 15, 2019
La flèche pic.twitter.com/8dUSIqNXfC
— Eric Coursin (@ecoursin) April 15, 2019
Plus de flèche pic.twitter.com/E7NdXmBpg4
— Eric Coursin (@ecoursin) April 15, 2019
Na passada quinta-feira, 16 estátuas foram retiradas do edifício devido às obras de renovação.
A catedral estava a ser alvo de obras de renovação, como de resto se pode constatar pelos andaimes que surgem nas imagens. As autoridades admitem que a causa do incêndio possa estar relacionada com as obras de renovação em Notre-Dame.
— Ally (@khentekas) April 15, 2019
A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, já reagiu a este incêndio na sua conta de Twitter. "Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre-Dame de Paris. Os bombeiros de Paris estão a tentar controlar as chamas", escreveu a autarca.
Un terrible incendie est en cours à la cathédrale Notre-Dame de Paris. Les @PompiersParis sont en train de tenter de maîtriser les flammes. Nous sommes mobilisés sur place en lien étroit avec le @dioceseParis. J'invite chacune et chacun à respecter le périmètre de sécurité. pic.twitter.com/9X0tGtlgba
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 15, 2019
O presidente francês Emmanuel Macron já cancelou um discurso à nação que tinha agendado para esta segunda-feira. Estava previsto que Macron se dirigisse ao país para falar sobre este incêndio. A conferência de imprensa estava marcada para as 20 horas locais (19h em Portugal Continental), mas o presidente francês adiou-a e vai primeiro deslocar-se à Île de la Cité, onde está situada a catedral de Notre-Dame.
Num Tweet, Macron fala na "emoção de toda uma nação" e não esconde a "tristeza" por ver uma "parte de nós a arder".
Notre-Dame de Paris en proie aux flammes. Émotion de toute une nation. Pensée pour tous les catholiques et pour tous les Français. Comme tous nos compatriotes, je suis triste ce soir de voir brûler cette part de nous.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 15, 2019
Donald Trump também já comentou no Twitter este fogo em Notre-Dame. Considerou o incêndio "horrível" e sugeriu que helicópteros e aviões com tanques de água fossem utilizados para apagar as chamas.
So horrible to watch the massive fire at Notre Dame Cathedral in Paris. Perhaps flying water tankers could be used to put it out. Must act quickly!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 15, 2019
A procuradoria de Paris já abriu uma investigação ao fogo na catedral.
A catedral de Notre-Dame começou a ser construída no século XII. É conhecida pela sua arquitetura gótica e tornou-se ainda mais famosa depois da publicação do romance clássico de Victor Hugo, 'Notre-Dame de Paris, também conhecido como 'O Corcunda de Notre-Dame'.
[Notícia atualizada às 20h52]