Chris Rolfe estava a caminho da sua casa, no interior do Reino Unido, quando viu uma raposa a ser atropelada por um carro que seguia à sua frente.
De imediato, o britânico parou o veículo para ajudar o animal. Ao aproximar-se verificou que a raposa não tinha sobrevivido ao embate, mas que algo se mexia na sua barriga.
Ao ver os movimentos, contou Chris a vários jornais britânicos, pegou “instintivamente” numa faca que tinha no veículo e fez uma cesariana à raposa, ali mesmo, à beira da estrada.
Fez o parto das quatro crias e levou-as para casa da mãe, Jean, que tem experiência em acolher e ajudar animais órfãos e abandonados como raposas, coelhos e ouriços.
Chris revela que foram “longas noites” a cuidar dos pequenos animais, mas que agora, cinco semanas depois de as ter salvo, estas estão saudáveis e já comem alimentos sólidos.
À única fêmea da alcateia, a família deu o nome de Biscuit. Os machos chamam-se Ginger, Little-Tip e Big-Tip.
No final de maio, quando completarem 10 semanas, as crias serão entregues ao Fox Project, uma organização que cuida de raposas feridas ou abandonadas. Nessa altura serão alojadas numa espécie de curral semisselvagem para se adaptarem à natureza e depois serem devolvidas ao seu habitat natural.