Um terramoto magnitude superior a 6 na escala de Richter atingiu esta quinta-feira o sul do estado norte-americano da Califórnia, tendo também sido sentido no estado do Nevada.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo tem magnitude de 6.4, ao passo que o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) aponta para 6.5.
A agência USGS avançou que o epicentro do abalo foi localizado na região de Searles Valley, cerca de 240 quilómetros a nordeste de Los Angeles, e a uma profundidade de 8,7 quilómetros.
A SkyAlert USA indica que o sismo ocorreu "bastante distante da Falha de San Andreas" (uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia), indicando, porém, que já foram registadas múltiplas réplicas.
Today's #earthquake is located in a fault named "Little Lake". Quite distant from San Andreas Fault.14 aftershocks currently mesured by USGS. pic.twitter.com/NxdXT5zraf
— SkyAlert USA (@SkyAlertUSA) 4 de julho de 2019
O tremor ocorreu às 10h33 locais (18h33 de Lisboa). Nas redes sociais, alguns residentes dão conta da ocorrência com vídeos do momento.
Chandelier still shaking from that earthquake. We are in #StudioCity. Did you feel it? @nbcla #nbcla pic.twitter.com/83jahuqb6E
— Kim Tobin (@KimTobinNBCLA) 4 de julho de 2019
#Sismo en #California de 6.6 grados Richter Detalles en #INFO7 → https://t.co/unRm9vx0Ds pic.twitter.com/W0MNQ05rph
— INFO7 (@info7mty) 4 de julho de 2019
Não há, para já, informações sobre eventuais consequências humanas ou materiais.
[Notícia em atualização]