O chão tremeu como já não acontecia há anos na Califórnia. Na verdade, é preciso recuar duas décadas para encontrar um sismo de semelhante intensidade.
O epicentro deste terramoto localizou-se precisamente no sul da Califórnia, com uma magnitude 6.4 na escala de Richter.
Conta o LA Times que cerca de 15 milhões de pessoas terão sentido a terra a tremer, sendo que, após o sismo, foram dezenas as réplicas registadas.
Também pelas dezenas se conta o número de pessoas que tiveram de ser assistidas, embora sem registo até ao momento de casos mais graves. De resto, não há registo de mortes nem de infraestruturas comprometidas.
Ainda assim, o sismo deixou marcas bem visíveis, não só em algumas habitações e em postes de eletricidade mas acima de tudo no chão, onde fissuras se abriram e expandiram, como se o chão debaixo dos pés tivesse começado a separar-se.
No dia em que os Estados Unidos celebravam a sua independência, Los Angeles viveu um abalo como ja não vivia há anos. Os especialistas tinham alertado para a possibilidade de, a seguir a um período calmo, um novo abalo ter mais força. Embora sem custos humanos graves, a previsão confirmou-se certeira. As rachas que se abriram no terreno servem de prova. E é possível que novo abalo ainda venha a ser sentido.