Donald Trump diz que um navio da marinha norte-americana "destruiu" um drone iraniano esta quinta-feira. Segundo o presidente dos EUA o drone chegou a uma distância de cerca de 900 metros da embarcação e ignorou "múltiplos avisos para se afastar".
A falar a partir da Casa Branca, conta a CNN, que Trump disse que o drone estava a "ameaçar a segurança do navio" da marinha norte-americana no Estreito de Ormuz e que foi "imediatamente destruído.
O drone foi destruído com recurso a um aparelho eletrónico para criar uma perturbação do sinal da aeronave não-populada.
"Esta é a última de várias ações provocatórias e hostis tomadas pelo Irão contra as embarcações que operam em águas internacionais", acrescentou, referindo que "os Estados Unidos reservam o direito de defender os seus funcionários, instalações e interesses".
Trump apelou ainda "a todas as nações que condenem as tentativas do Irão de perturbar a liberdade de navegação e de comércio global" e que protejam as suas próprias embarcações.
Recorde-se que este incidente ocorre num contexto de crescente tensão entre o Irão e os Estados Unidos. O mês passado o Irão abateu um drone norte-americano na província costeira de Hormozgan, alegando que a nave tinha invadido o seu espaço aéreo, algo que o Pentágono nega. Logo a seguir, esteve prestes a ser lançada uma resposta militar pelos norte-americanos, mas foi cancelada pelo presidente Trump cerca de dez minutos antes.
[Notícia atualizada às 21h30]