O presidente dos EUA por várias vezes disse que o procurador especial Robert Mueller se tinha apresentado a uma audiência na Casa Branca, para se candidatar ao lugar de diretor do FBI, colocando-o numa situação de conflito de interesse para desenvolver uma investigação sobre conluio entre a equipa de Trump e o Governo russo, para interferir nas eleições presidenciais de 2016.
Hoje, durante uma audiência no Congresso, onde foi explicar o relatório da sua investigação, apresentado em abril passado, Mueller negou que se tivesse apresentado como candidato a diretor do FBI, dizendo que apenas conversou com o presidente sobre a instituição, para lhe transmitir as suas ideias.
Na sua conta pessoal da rede social Twitter, Donald Trump já respondeu dizendo que Mueller está a mentir sobre a questão, repetindo que o procurador especial se candidatou ao lugar de diretor do FBI e que tem testemunhas para provar essa pretensão.
It has been reported that Robert Mueller is saying that he did not apply and interview for the job of FBI Director (and get turned down) the day before he was wrongfully appointed Special Counsel. Hope he doesn’t say that under oath in that we have numerous witnesses to the...
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 24, 2019
....interview, including the Vice President of the United States!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 24, 2019
Robert Mueller disse no Congresso que não se apresentou como candidato ao lugar (que tinha ocupado anteriormente, entre 2001 e 2013), confirmando a versão de Stephen Bannon - então conselheiro do Presidente, que posteriormente se afastou da Casa Branca em colisão - que tinha dito à investigação que Mueller se tinha limitado a "apresentar a sua perspetiva sobre a instituição do FBI".
A candidatura de Mueller ao lugar tê-lo-ia colocado numa situação de conflito de interesses para desenvolver a sua investigação, que determinou a existência de interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, mas que não apresentou acusação de conluio da equipa de Trump com o Governo de Moscovo.